Meio ambiente e sociedade

Posted by Leonardo Martins on Wednesday, March 4, 2009


A Gestão do Meio Ambiente é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência de uma organização.

Já algum tempo e muito mais a partir de agora teremos que nos acostumar com os termos: ecossistema, ambientalismo, preservacionismo, conservacionismo, camada de ozônio, efeito estufa, desenvolvimento sustentável e ISSO 14000, entre outras...

Tudo isso porque o homem descobriu recentemente a importância de administrar seus resíduos e desenvolver técnicas para eliminas desperdícios, assim melhorando sua vida e preservando a futura.

Histórico

A partir do ano de 1861 entrou em vigor a uma lei para proteção da Floreta da Tijuca sancionada pelo Imperador D. Pedro II, em 1963 o Parlamento aprovou a primeira lei ambiental para regular a emissão de poluentes. Na década de 60 surgiram os primeiros movimentos ambientalistas devido contaminação das águas e do ar por países industrializados. Nos anos 70 ocorreram as regulamentações do controle ambiental. Nos anos 80 entra em vigor legislações específicas para as empresas existentes e as novas especializadas pelo (EIA-RIMA). Na Década de 90 se confirma a importância de manter e equilíbrio ecológico e a entrada das normas internacionais de gestão ambiental chamada de ISO 14000. Com as discussões sobre o clima e a grande preocupação com as questões ambientais mundial surge o Protocolo de Kyoto, firmado em 1997, com diversos países assumindo a redução de gases até 2012.

Ecologia e Poluição Ambiental

A Ecologia visa estudar a natureza como um todo, estabelecendo as inter-ligações entre os seres vivos e o meio em que vivem.

A grande preocupação com o meio ambiente é manter um equilíbrio com o homem no que diz respeito a poluição que é lançada pelo homem através de seus descuidos.

Desenvolvimento Sustentável

Surge a necessidade de atender a geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. A sustentabilidade visa assegurar as necessidades econômicas, sociais e ambientais, sem comprometer o futuro de nenhuma delas.

Conservação e Preservação

Na conservação discute o aproveitamento controlado dos bens e recursos que constituem o ecossistema, que permitam sua recomposição de forma induzida ou natural. Na preservação adota-se o critério da intocabilidade da natureza e do ecossistema pelo homem, acreditando-se que, uma vez rompido não se recomporá.


Educação Ambiental

Constitui um processo ao mesmo tempo informativo e formativo dos indivíduos, tendo por objetivo a melhoria de sua qualidade de vida e a de todos os membros da comunidade a que pertencem.

Conscientização Ambiental

Os colaboradores e fornecedores de uma organização podem ajudar de forma consciente a empresa obter sua certificação ambiental por meio de atitudes corretas em relação ao meio ambiente.

Qualidade Ambiental

Consiste no atendimento aos requisitos de natureza física, química, biológica, social, econômica e tecnológica que assegurem a estabilidade das relações ambientais no ecossistema no qual se inserem as atividades da organização, assim mantendo a organização de uma forma estratégica, competitiva no mercado que atua.

Leonardo Martins ago/08



null

Meu perfil


Leonardo Martins Brasil, São Paulo, Ipiranga, Homem, 34 anos, Administrador e Consultor de Sustentabilidade.
 
Make a Free Website with Yola.